Vai para uma festa? Entenda os trajes: Esporte Fino, Passeio Completo e Black Tie

fevereiro 26, 2019

A coisa mais comum do mundo é ter uma festa para ir e não saber o que vestir. Volta e meia recebemos convites para aniversários, formaturas e casamentos, eventos que possuem trajes específicos (na maioria das vezes apresentados nos convites), mas isso nem sempre deixa tudo claro.
Hoje vou tirar todas as dúvidas sobre Esporte Fino, Passeio Completo e Black Tie para homens e mulheres!

Esporte Fino

Como o próprio nome diz, o Esporte Fino é o traje que remete às composições casuais, porém mais arrumadas, formais e elegantes. Geralmente, são looks para festas de 15 anos, formaturas, reunião de empresas, aniversários à noite, etc.

Para mulheres: vestidos curtos ou midi com tecidos como renda, veludo ou cetim; macacões estruturados; saia lápis com blusas de seda; calças de material sofisticado como alfaiataria; saltos; bolsas menores.

Para homens: blazer como terceira peça; camisa social com calça jeans; sapatênis e cintos, a gravata é dispensável.




Como esporte fino é um traje mais amplo e versátil, sua escolha vai depender do tipo de festa que vai comparecer. Se a ideia é não parecer tão simples, invista em peças com tecidos mais nobres. 

Maquiagem e acessórios para as mulheres sempre são grandes aliados. Para os homens, vale uma barba bem feita, corte de cabelo no ponto, e alguns acessórios minimalistas a depender do gosto de cada um.


Passeio Completo

É o traje para os convidados de um casamento. É a roupa mais pensada, mais chic e mais cara. Todos os tecidos devem ser mais elaborados e sofisticados.

Para as mulheres: vestidos longos, salto alto e bolsa-carteira ou tira colo de corrente. As jóias ou bijus que imitem jóias são importantíssimas.

Para os homens: terno, gravata e calça social; o colete não é obrigatório, mas pode ser usado para finalizar com mais requinte.





Existe também o Passeio Completo ainda mais chic, como os trajes de casamentos de famosos. Abaixo coloquei alguns dos meus preferidos do casamento de Marina Ruy Barbosa, em 2017.



Black Tie

É o traje de gala, de tapete vermelho, de premiações. É o ambiente da alta costura, das grifes. No nosso mundo de meros mortais, pode não ser tão comum vestir roupas assim, mas se você tiver a oportunidade de ir em um evento de grande magnitude, vale a inspiração!

Para mulheres: vestidos longos (ou outros looks se você for excêntrica o bastante para tal) com pedrarias, fendas, caudas, saias gigantescas, brilhos. Maquiagem digna de Hollywood, jóias, saltos altos, penteados elaborados.

Para homens: Smoking e gravata borboleta. A camisa deve ser branca e a ideia é um look clássico, mas como nada no mundo da moda é uma regra absoluta, vale usar seu estilo e não ficar apenas preso no padrão Black & White.





Gostaram das dicas e dos looks selecionados?

Vale lembrar que a moda é democrática e você deve se sentir bem com o que escolhe vestir. Uma boa pedida é estudar o espaço onde a festa vai acontecer, fotos no google, falar com as pessoas que são responsáveis pelo evento e assim decidir seu look.

Bom senso e estilo são melhores amigos nessas horas!

Beijos!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários