MODALISSA 5 ANOS - meia década do blog e a pergunta que tantos fazem: Blogs ainda são relevantes?

janeiro 06, 2021

POR ALISSA MAGALHÃES 

 Hoje o blog completa 5 anos de vida na internet. É um marco super especial pra mim, porque traz reflexões e inspirações para pensarmos juntos!

Foram anos incríveis de crescimento, de troca, de parcerias e de conhecimento que me agregaram tanto, que eu levo como uma grande parte da minha vida, até porque quem me conhece fala: "ah, aquela jornalista que é blogueira!". Enfim... aproveito a data importante pra agradecer a todo mundo que me acompanha por aqui desde o início de 2016 até hoje.

Mas vamos ao que interessa: será que em pleno 2021 os blogs ainda são relevantes?


Não vou enrolar pra responder. A resposta é um belo e direto SIM. 

Mas, como? E, em que proporção, os blogs se tornam relevantes para pessoas físicas e empresas?


COMO ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO NO MARKETING DIGITAL

O blog é uma ferramenta disponível em diversas plataformas (Blogger, WordPress, etc) que, além de ser gratuita, permite - com facilidade - que você ou sua empresa ofereçam conteúdo de valor para o público.

O consumidor mudou. Hoje ele precisa ser cada vez mais atraído e precisa de algo em troca no momento em que compra o seu produto ou serviço ou te segue nas redes sociais, por exemplo. É exatamente aí que o blog entra: com conteúdo completo e relevante que vá interessar a audiência. Dessa forma, você fortalece relações com quem consome o seu perfil e aumenta sua reputação como marca pessoal.

É UMA FORMA DE SE TORNAR AUTORIDADE NO SEU NICHO

Ter um blog potencializa seu branding pessoal. Isso significa que, ao oferecer conteúdo rico ao público, sua marca mostra valor de mercado e se torna uma autoridade no nicho escolhido. Dessa forma, você contribui com o desenvolvimento da sua própria imagem. 

É UM BELO PORTFÓLIO

O blog funciona como portfólio para fins profissionais. Independentemente da área de atuação, o profissional que agrega conteúdo na vida das pessoas e está a par com a realidade da internet, só tem a ganhar oportunidades.

PODE SER UMA FONTE DE RENDA

Por meio de parcerias, contratos, através do Google AdSense e outras ferramentas de anúncios é possível tirar uma renda extra com constância nas postagens.


Esses são só alguns dos pontos que atestam a relevância dos blogs. O site da sua empresa também pode ganhar maior tráfego se as estratégias de SEO corretas forem utilizadas, já que isso permite que os mecanismos de buscas melhorem o ranking do seu site.

É importante ficar atento que os blogs passam por fases, o que não significa que eles vão desaparecer com o tempo. A maior dica agora para quem quer investir em blogs é diminuir o tamanho dos textos e ainda assim trazer o tipo de detalhe no conteúdo que não seria possível em um post de Instagram, por exemplo. E, claro, lançar mão de fotos e vídeos (que hoje fazem parte da linguagem mais popular da internet).


Gostaram das dicas? 

Vejo vocês no meu instagram @alissamagalhaes e vida longa ao Modalissa e a todas as páginas relevantes da blogosfera!



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários