A arte de (tentar) controlar tudo

janeiro 28, 2021

 Vocês param volta e meia para fazer uma auto análise?

Observar as próprias características pode ser um fio condutor da vida para viver com mais qualidade.

Nunca me achei uma pessoa ansiosa até começar a entender que existem vários tipos de ansiedade. Pode vir em forma de inquietação, pensamentos recorrentes e por vezes nocivos, agitação por mudanças e novidades e por aí vai. Quando parei pra estudar sobre e para ouvir pessoas, percebi que sempre tive um toque de ansiedade na minha vida, porém nada que atrapalhasse os meus dias.

A partir dessa aceitação como ser imperfeito que sou, notei um traço meu que também sempre esteve presente, mas esse sim, me causa transtornos: o de querer controlar tudo. Todos os acontecimentos da minha vida. De atravessar a rua até saber que vou conseguir dormir uma quantidade de sono satisfatória na minha noite. Tudo tem que ser do meu jeito

Eu poderia culpar meu ascendente em virgem ou minha lua em leão, mas a verdade é que nasci e me criei assim. Por outro lado, vejo que essa minha característica faz parte de quem eu sou, por isso não quero anulá-la e sim trabalhar em cima dela, pois já dizia Clarice: "Até cortar os defeitos pode ser perigoso, nunca se sabe qual defeito sustenta nosso edifício inteiro".

Ficar ciente e alerta sobre quem é a gente é, ou seja, dominar um pouco o autoconhecimento (esse sim uma arte) faz com que a gente conviva melhor com nossos "demônios" internos. Autocrítica é importante, pois ajuda a evitar os pequenos surtos cotidianos.

Se eu pudesse agora estalar meus dedos e começar a me preocupar menos se as coisas vão sair do jeito que eu idealizei na minha mente fantasiosa, seria lindo, mas já aceitei que é um processo contínuo e eu hei de vencer, porque mereço uma vida mais leve e se eu posso escolher o melhor pra mim, assim o farei.

A vida acontece, do jeito que é pra ser e achar que a gente controla alguma coisa é no mínimo se enganar. Um dia eu vou entender isso. Por enquanto eu sigo...

E você? Já pensou em algo que você precise trabalhar em si mesmo?



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários