Por que as marcas devem investir em marketing de influência?

fevereiro 20, 2024

 Para visibilidade, conhecimento de marca e consciência de marca (o chamado awareness em marketês). Já começo esse texto muito objetivamente, respondendo ao título, para que de alguma forma, a gente atravesse as fronteiras da banalização da área do marketing de influência.

E porque digo banalização? O que mais se tem hoje na internet é gente criando conteúdo, seja ele qual for, de valor, de qualidade e também sem propósito nenhum. Assim como em toda profissão, temos do bom e do ruim, a diferença é que nada nunca esteve tão em evidência quanto o poder das redes sociais no cotidiano das pessoas.

Dito isso, é natural que algumas marcas tenham receio ou nenhuma confiança em agregar o seu valor  com o de algum profissional conteudista do ambiente digital, mas cá estamos para fazer as ressalvas necessárias e defender os caminhos que trazem resultados.

Public domain pictures

Um bom criador de conteúdo é aquele que sabe o que está fazendo e com quem está falando. Que conhece seu público e sabe transmitir de forma autêntica, natural e com credibilidade, quaisquer que sejam seus nichos e preferências.  O influenciador digital é a ponte que pode alavancar os resultados de uma marca com seus clientes, pois ele gera os resultados citados acima: visibilidade, conhecimento e consciência de marca. Qual lugar melhor para sua marca aparecer se não na vida de uma pessoa que influencia outras pessoas? Óbvio, eu diria.

A partir disso, como fazemos uma parceria com uma marca ser exitosa? 

  • Com a escolha certa. O influenciador digital e a marca devem necessariamente combinar em algum ponto. Nos valores, no tipo de mensagem, no público, na imagem. A escolha vai depender do objetivo, mas não adianta contratar alguém apenas pela quantidade de seguidores, essa fase já passou faz tempo.
  • Planejando um conteúdo com estratégia relacional, partindo sempre da premissa que rede social é relacionamento. Estamos falando com pessoas, portanto, ser verdadeiro e natural é uma prática fundamental nessa criação.
  • Com constância e testes. Não adianta pensar em uma grande ação isolada e esperar milhões. O desejo pelo consumo é construído e deve ser nutrido para que se torne perene, (como toda marca e influenciador) deseja ser. Portanto, é preciso retroalimentar o público constantemente e naturalmente com conteúdo, daquela parceria.
Esses 3 são apenas alguns dos tópicos importantes que uma marca deve pensar quando planejar ações que envolvam o marketing de influência. No quesito inovação e presença digital, marcas que ainda não são consolidadas e se recusam a usar o influenciador digital como ferramenta, certamente já estão ficando para trás.



Alissa Magalhães é jornalista, especialista em mídias sociais, pós-graduada em docência para o ensino superior, estrategista de conteúdo digital para marcas e influenciadora digital há 10 anos.


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