Chocolate : A resposta para todas as perguntas

Chocolate é a coisa que eu mais amo  na vida. Não é o doce, não é a comida que eu mais gosto, é a coisa mesmo. Preciso comer chocolate todos os dias da semana, é a única coisa que realmente não abro mão (sintam o drama!).

Há muito tempo pensei em colocar aqui no blog curiosidades, benefícios e outras características desse sonho em forma de doce, e o dia chegou!

Com colaboração da nutricionista Daniela Machado


Vou começar pelo meu preferido, o chocolate ao leite. Entre o brigadeiro tradicional e os tabletes, só gosto do Ao Leite. Será que existe algum benefício que o chocolate ao leite traz para a nossa saúde? 

Minha amiga Nutri Daniela Machado diz que de bom mesmo só a endorfina e serotonina que são substâncias de prazer que o consumo do chocolate estimula e libera. A serotonina acalma e as endorfinas melhoram o humor. Pra mim é benefício suficiente! 

Mas quais seriam as melhores opções de chocolate para a saúde? O meio amargo, o ao leite e o amargo são as melhores opções por terem maior quantidade de cacau na sua composição. Em consequência, mais antioxidantes e menos gordura estão presentes neles, sendo as melhores escolhas para uma dieta balanceada.

O chocolate branco deve ser evitado, pois contém grande quantidade de gordura, proveniente de sua matéria prima, a manteiga do cacau.

foto patricia davidson
Para os amantes do chocolate, ele é o responsável pela sensação de bem estar devido à ação da dopamina que está ligada à sensação de relaxamento. O chocolate estimula o bem estar no ser humano. Mas é importante não fazer como eu e exagerar viu? Eu exagero mas você não pode exagerar não! Haha 
O excesso do chocolate pode causar prejuízos, o alto consumo de alimentos açucarados pode induzir o indivíduo a desenvolver diabetes tipo 2. Por isso, a amiga nutri indica: prefira os chocolates com no mínimo 50% de cacau e consuma moderadamente!

Agora vamos para algumas curiosidades do chocolate:

- Vocês sabiam que Chocolate é um termo grego que significa "alimento dos deuses"? Eu não poderia concordar mais!
- O chocolate começou como bebida, depois aderiu aos atuais formatos.
- No século 17 na Europa, o chocolate era indicado como remédio para curar febres e aliviar dores. Olha só!
- O chocolate ajuda no combate à depressão, devido às substâncias do nosso cérebro que ele ajuda a liberar!
- Chocolate já foi mais valioso que prata e ouro no antigo império asteca!

E aí, ficou com vontade de jacar com esses chocolates das fotos né?
Pra saber mais é só seguir minha amiga nutri no Instagram @nutridm_ e eu espero vocês no meu Instagram @alissamagalhaes

Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário