Por que o engajamento caiu? Mudanças, algoritmos e seguidores no Instagram

julho 11, 2021

Curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos, mensagens no direct... tudo isso faz parte de uma máxima super importante pra quem trabalha com mídias sociais: o engajamento.

O engajamento, que é a interação da audiência com o seu perfil, é ainda mais importante que seu número de seguidores. É o engajamento que atesta seu poder de influenciar alguém, e consequentemente de vender um produto ou serviço, de inspirar hábitos, de fazer alguma mudança positiva que possa ser sentida de forma coletiva. 

O Instagram/Facebook tem feito mudanças na plataforma que impactam diretamente os milhões de perfis vinculados. O tão famoso "algoritmo" na verdade não é uma coisa só. Existem vários tipos de algortimos, que determinam o que o usuário vai ter acesso por meio da análise do que interessa a esse mesmo usuário. Então, teoricamente, se você curtir perfis de moda, eles vão aparecer mais pra você. Da mesma forma que acontece com anúncios: se buscar um vestido em uma loja, outros vestidos de lojas similares passarão a encher o saco ou facilitar sua vida enquanto você estiver  navegando.

Mas por que essas mudanças todas? Por que o engajamento caiu? Porque agora é a hora de fazer dinheiro. Depois de testes e mais testes, é hora de lucrar ainda mais. Se a gente faz um mínimo de dinheiro por aqui, ele fazem o máximo que podem por lá. Fazendo com que a gente tenha que lançar mão dos anúncios, posts patrocinados. 

Por isso, quem não tem condição de impulsionar posts, vê seu engajamento cair, número de seguidores congelar, posts ótimos sem expressão, etc e tal.

Dicas importantes para aumentar o engajamento no seu perfil:

- Invista no orgânico e em vida real

Independente do seu nicho, é importante gerar conexão com as pessoas. Assim você se torna relevante nas redes.

- Utilize todas as ferramentas e formatos possíveis na plataforma

Reels, carrossel, fotos diferentes, vídeos, enquetes, testes, música, gif, etc e tal. Mostre pro Instagram que você valoriza o que ele oferece.

- Conheça o Facebook ADs 

O gerenciador de anúncios é o momento. Cada vez mais somos literalmente obrigados a pagar para aparecer. É o marketing digital se fazendo presente em mais uma esfera. Quanto mais a gente entende sobre, melhor dominamos e investimos com mais inteligência.

- Tenha constância nas postagens

Não desapareça. Principalmente nos stories, que são conteúdos mais efêmeros e do momento. Se você tá nos stories, você tá vivo digitalmente. Então, o quanto puder aparecer, apareça. As pessoas querem se divertir, aprender, se inspirar, então faça isso, seja você uma marca, uma empresa ou um influenciador.

E por fim, não desista! Sei que por vezes pode ser desestimulante esse tanto de regra, mas vamos ver o lado meio cheio do copo: a maioria das áreas profissionais depende das redes e da internet para crescer de forma mais expressiva, e se você não é uma marca, provavelmente é um profissional apaixonado pelo Instagram como eu. Então em vez de deixar Mark Zuckerberg entrar na sua cabeça, aprenda e torne seu dia a dia nas redes mais divertido e funcional!

O ideal é fazer com amor, produzir conteúdo de valor que vai impactar na vida de pessoas, ter um goal mesmo, um objetivo e um propósito do porquê você faz parte dessa comunidade imensa que é o Instagram. E estude, nunca deixe de se atualizar!

Veja mais dicas no meu Instagram @alissamagalhaes

Beijos!

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