Como a terapia mudou minha vida

maio 30, 2021

 Ter consciência de si mesmo. Esse foi o maior aprendizado que tive até então com a terapia. A terapia foi minha escolha nos últimos meses para lidar com um desequilíbrio que estava forte dentro de mim: as ansiedades inerentes ao trabalho.

Vou listar aqui pra vocês os principais insights e benefícios que o exercício da terapia tem me trazido, já que eu sou do time que acredita que, independentemente de você estar com alguma questão que precisa ser resolvida, a terapia auxilia na autoconsciência, na atenção que devemos dar a nós mesmos a todo tempo, para avançarmos na jornada.

1. Falar cura e ajuda na fluidez da vida

Colocar pra fora o que antes eram só pensamentos. O exercício de falar, se despir emocionalmente para se entender, gera percepções, nos dá respostas e ajuda na fluidez da nossa vida, do nosso processo. Com essa prática, tudo fica mais leve e objetivo, a gente passa a entender melhor padrões e situações. Obviamente, precisamos de um terapeuta que nos cause essa identificação, essa abertura e segurança para sermos honestos.

2. Temos o poder de transformar a nossa vida

Escolhas. Quando aprendemos que temos todo o poder de escolha na nossa vida, entendemos que podemos transformar o que não está funcionando. Por exemplo, eu sou uma pessoa naturalmente tensa e preocupada com tudo e todos, mas aprendi que da mesma forma que posso me preocupar muito, posso me preocupar menos, é um exercício diário.

O que vale mesmo é pegar a preocupação, enxergá-la racionalmente, tentar resolver e não deixar que ela guie seus dias e seus pensamentos, não dar tanta importância, deixar ela "fora" de você o máximo que conseguir. Não é anular o sentimento conflitante e viver num playground o tempo todo, é apenas sobre escolher melhor nossas batalhas diárias.


3. Fazer as pazes com o passado

Sempre tive uma grande dificuldade de me libertar de situações do passado. Superava, esquecia por um tempo, mas logo depois vinha a culpa, as cobranças, uma conta que eu nunca conseguia pagar. Com a terapia, consegui enxergar o passado como uma ponte que me trouxe para o presente, e que possivelmente vai me direcionar para um futuro mais consciente, diferente, que faça mais sentido. Se não fosse o que eu vivi antes, eu não estaria com as percepções de hoje.

4. Integrar o que faz sentido, não aumentar o que não faz 

Temos várias subpersonalidades dentro de nós, como minha psicóloga me ensinou. O interessante para vivermos inteiros é integrar e agregar todas as personalidades que estão dentro de nós para uma vida mais honesta e verdadeira. E quanto aos problemas que temos a tendência de aumentar muito, o exercício diário faz com que a gente desprenda a energia necessária para cada situação, nem mais, nem menos, e a observar como a vida se apresenta, antes de formar conspirações mirabolantes na própria mente.

5. Aliar pausas, prazer, aprendizado e autoconhecimento

Para o fim de ter uma relação mais equilibrada com o trabalho, eu aprendi a me dar pausas, a fazer escolhas mais prazerosas para minha rotina, coloquei em prática todo o meu aprendizado e isso foi fazendo com que eu me conhecesse cada vez mais (o autoconhecimento é um processo interminável e delicioso). Minha autoestima e confiança cresceram de uma forma que hoje consigo me ver mais firme, mais equilibrada e mais forte para viver, cada vez mais, desafios maiores.


A terapia me fez ser mais consciente de mim mesma, me fez sentir prazer a cada passo da minha trajetória, me ensinou a ter mais calma. Minha dica é: façam terapia e invistam cada vez mais no autoconhecimento, afinal, a gente não pode confiar em quem a gente não conhece, né?

Viver uma vida mais atenta traz leveza!

Beijos e até a próxima,

@alissamagalhaes

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários