10 dicas para mandar bem em entrevistas de emprego/estágio

março 27, 2017

É comum ter receio ou ficar apreensivo nas vésperas de uma entrevista de emprego ou estágio, ainda mais no início da vida profissional. Lembro bem da minha primeira entrevista e de tudo o que fiz para me preparar, tanto nela como nas que vieram depois.

Hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas e truques que deram certo comigo sobre como causar uma boa impressão na temida hora de ser entrevistado.

Foto: entrevistademprego.me / Reprodução Google

1º - Tenha domínio do que você se propõe a fazer
Não adianta se candidatar para uma vaga de designer gráfico se você não sabe manusear o PhotoShop. Saiba o que a vaga pede, e só se candidate se você estiver certo de que vai fazer aquilo bem. E estude sempre, esteja em processo constante de aprendizado, invista em você mesmo, nunca ache que sabe tudo, mas saiba o mínimo e saiba bem.

2º - Prepare o currículo ideal
Você tem que ter um Currículo claro, objetivo e coerente com a sua realidade. O ideal é que o currículo seja de apenas uma lauda (1 folha) e contenha seu nome, email, telefone e endereço; seu curso de graduação e instituição; suas experiências profissionais que estejam de acordo com a vaga proposta; se for o primeiro trabalho o ideal é que tenha experiências acadêmicas; deve conter aptidões extracurriculares como língua estrangeira e/ou programas e aplicativos de computador e internet. Existem modelos prontos na internet em que você pode se basear. O importante é não mentir sobre você nem omitir nenhuma informação importante e deixar o currículo o menor e mais objetivo possível, pois nenhuma empresa lê currículo com mais de uma página.

3º - Fique calmo e emocionalmente preparado
Às vezes criamos na nossa cabeça as perguntas que o empregador vai nos fazer, mas na maioria das ocasiões é tudo muito diferente. Esteja calmo e atento a tudo o que acontece e ao que lhe for perguntado. Drible a ansiedade, é só ter em mente que a entrevista é uma conversa, não é nada fora do comum! Espanta o nervosismo e vai.

4º - Seja profissional
No momento da entrevista você deve mostrar seu potencial e profissionalismo. Mostre personalidade, mas nunca informalidade. Responda o que lhe for questionado e sinta como é o ambiente da entrevista. Se for tudo muito sério seja sério, se for descontraído se permita ser mais tranquilo, mas nunca tão extrovertido, não pega bem.

5º- Escolha a roupa certa
Nada de roupas curtas, estampas chamativas e cores vibrantes. Opte pelo clássico ou pelo básico. No meu caso, odeio usar calça, então escolho um modelo com mais estilo como uma calça Flare por exemplo, ou um look com saia lápis ou um vestido composto com um blazer finalizando. Respeite seu estilo, mas nem pense em shorts, saias ou vestidos justos, curtos e com transparências.

6º- Tenha postura e olhe nos olhos de quem entrevista
Pode parecer besteira, mas o entrevistador adora quando o entrevistado presta atenção em tudo o que ele fala. Sente ereto e mostre serenidade e interesse no momento em que está vivendo.

7º - Tente impressionar, mas na medida certa
Você está em uma seleção, então precisa ter um diferencial. Mas não deve passar dos limites. Seja inteligente, esperto, mas evite piadas, gracinhas e brincadeiras fora de hora.

 8º - Humildade e querer aprender é fundamental
Você se candidatou em determinada vaga porque tem interesse. Mostre esse interesse, mas mostre humildade. Mostre-se capaz de aprender com aquela empresa/pessoa. Dá para chamar a atenção do empregador sem precisar contar muitas vantagens sobre si mesmo.
Você tem que ter certo domínio no que vai trabalhar, mas deve estar aberto a aprender todos os dias, tanto profissionalmente, como nas relações interpessoais. No ambiente de trabalho, absorvemos e melhoramos todos os dias, mas isso só acontece se permitirmos nosso próprio desenvolvimento.


9º - Não se atrase
Nem na entrevista, nem quando for contratado. O ideal é chegar entre 10 a 15 minutos antes do horário previsto. Isso vai mostrar que você dá importância.

10º - Seja grato
Ao final da entrevista, aperte a mão do entrevistador e agradeça a oportunidade. Mesmo que você não consiga o trabalho, seu currículo e nome estarão no banco de dados da empresa para uma eventual oportunidade.

E aí, te ajudei? Consegui ser contratada em várias oportunidades por seguir esses passos. Qualquer dúvida pode mandar pelos comentários ou por direct no meu instagram @alissamagalhaes

Beijos e boa sorte!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários