Qualquer pessoa pode influenciar e ser influenciada. No ambiente de trabalho, na faculdade, na roda de amigos, entre família.
Influenciar digitalmente é outra coisa. É planejar, é criar estratégias, estudar e se informar, entender de marketing digital, de comportamento e do meio digital como um todo.
Porém, todas essas regras procedem uma máxima que todo mundo tem que seguir: autenticidade.
Ninguém vai comunicar como você. Ninguém vai usar seus tons, suas palavras, seus trejeitos. É aí que tudo começa: com a sua personalidade.
Para entender seu público, antes é necessário construir um. E para se construir um público, é preciso ser autêntico, verdadeiro, único. É essencial mostrar sua própria identidade de um jeito que combine com as redes sociais.
Ao agradar e causar identificação em um grupo de pessoas, você começa a vender a sua imagem, o seu conteúdo. Conteúdo esse que precisa ser recortado em um nicho específico. Ninguém pode falar sobre tudo, é importante que você tenha conhecimento de causa do que quer expressar, pois assim é muito mais fácil fidelizar seus seguidores.
Aposte na sua identidade digital com cores, textos próprios, legendas interativas, fotos e vídeos que expressem o que você deseja, faça comunicação eficiente.
Depois da construção do público, passe a entendê-lo. Analise suas métricas, o tipo de conteúdo que funcionou, o tipo que não funcionou. O que rendeu mais mensagens, mais comentários.
Entenda que número de seguidores, hoje, pouco importa. O que importa mesmo é seu alcance, seu engajamento, o que te faz perceber que realmente influenciou alguém digitalmente.
A concorrência sempre vai existir, por isso é necessário explorar todo o seu potencial, seu jeito de ser. Se inspire, mas nunca imite alguém. Tenha periodicidade, ponha em prática, seja a pessoa que você gostaria de seguir.
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