O mundo da moda vai mudar? Uma análise do mercado pós-pandemia

abril 27, 2020

Vive-se um momento complicado na saúde, na economia, e possivelmente em várias outras áreas da existência, devido a esse período histórico da pandemia do coronavírus.

A moda, que pertence a um mercado muito forte, também já dá indícios de mudanças e adaptações à nova realidade mundial. 

As lojas Renner, por exemplo, falaram sobre o fechamento indeterminado das unidades do Brasil, Uruguai e Argentina, mas semanas depois anunciaram a flexibilização e já estão reabrindo gradualmente. Enquanto isso, demissões sem justa causa seguem adiadas.

A Renner, maior varejista de moda nacional atualmente, conseguiu fazer doações relevantes durante a crise, como a ação que disponibilizou mais de 1 milhão de máscaras para hospitais. Por outro lado, o breve fechamento das lojas pode indicar instabilidade interna.

Foto reprodução Mercado e Consumo

Grifes de peso como Armani e Dolce & Gabbana fecharam e reabriram com alto número de vendas em lugares como Hong Kong. É um fato que o setor de luxo pode até sofrer, mas possui perspectivas positivas já para o ano que vem.
Marcas como Gap já anunciaram falta de dinheiro e atraso em pagamento de aluguel. A Unilever, diferentemente, está lucrando com vendas de produtos de cuidado pessoal. 

Enquanto isso, a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) já alertou sobre um risco de colapso nas indústrias têxteis do Brasil. Por isso, sugeriram reabertura gradual com o objetivo de retomar a economia aos poucos e evitar mais demissões e falências.

As marcas e empresas que sobreviverem à crise, vão precisar lançar mão de estratégias de marketing digital como reinvenção nas mídias sociais e adaptações no e-commerce para manter a relevância de mercado e os números.

O consumidor vai perceber as mudanças e vai precisar seguir junto a elas, ditando seu comportamento e se readaptando. Vai ser um trabalho conjunto, uma nova realidade entre consumidor e empresa vai ser construída a partir de agora.

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