"Anne with an E": 7 lições que a série despertou em mim

maio 04, 2020

Anne with an E foi uma das séries mais bonitas que já assisti na vida. Assisti as 3 temporadas (Netflix) na companhia da minha mãe no primeiro mês dessa quarentena, e vou dizer pra vocês, os ensinamentos que a história traz funcionam como motivação para acreditar em um mundo melhor.

Separei as principais lições que me inspiraram e me (re) despertaram para ser uma pessoa mais justa, mais otimista e mais contempladora da vida.

Reprodução Plata o Plomo

1 - Dor e sofrimento não definem a vida, são sentimentos que podem ser transformados em algo maior

Anne vem de um passado hostil e sofredor, mas consegue transformar a negatividade em esperança, em amadurecimento, em lições para a própria vida. Ela vê algo novo todos os dias, aprecia as pequenas vitórias e luta pelo o que acredita, mesmo com todas as adversidades em seu caminho.

2 - A melhor coisa que você pode fazer é ser quem é e se amar desse jeito

Autoestima, autoconhecimento e autoaceitação são processos longos e desafiadores, mas também prazerosos e empoderadores.  Existe singularidade em ser quem se é, pois ninguém é igual a ninguém. Pode ser um processo confuso às vezes, mas é também profundo e libertador. Anne tem muita personalidade e sempre se mostrou ao mundo, sempre foi a protagonista de sua vida. "Serei a heroína da minha própria história", dizia ela.

Ser um indivíduo que inspira outros, que motiva e que celebra a existência em suas variadas formas pode ser um jeito maravilhoso de se levar a vida!

Reprodução Cosmo Nerd
3 - A amizade é uma força

Reconhecer amigos e cultivar relações nos faz amadurecer, enxergar o lado bom da vida, compartilhar memórias, ter com quem contar, com quem crescer... O caminho fica mais fácil, mais divertido, mais leve.

4 - Aceitar e apreciar o que é diferente de você

Anne with an E é baseada no livro Anne de Green Gables de 1906 e traz temas fortes ainda hoje. 

Homofobia, racismo e sexo são pautas recorrentes na série em passagens super bem construídas que retratam a realidade, mas de um jeito poético. A gente aprende com o "diferente", sair da zona de conforto é se desenvolver. Anne traz consciência no lugar do preconceito e reflexões no lugar do tabu.
Todos nós somos diferentes, de um jeito ou de outro, e que chato seria se tudo fosse igual! Como haveria evolução assim? 

Reprodução Coração Feroz

5 - Sororidade, empatia e feminismo são necessários

A série sempre colocou em pauta a equidade de gêneros, a importância de crianças em um mundo de adultos e a relevância de uma sociedade que valoriza as mulheres.

Para que tudo isso aconteça, é necessário que mulheres entendam o lugar em que estão no mundo e que a união entre todas faça a diferença. Competições dão lugar à admiração e força que são construídas em grupo.

Reprodução Exitoína

6 - Acreditar na vida e nos sonhos impulsiona

Anne sempre acreditou em grandes objetivos, em paixões e metas. "Deixe suas ambições e aspirações guiarem você". Se você quer algo não tem porque não conseguir. É sobre buscar um caminho e aproveitar a jornada, acreditar que você pode realizar desejos e viver uma vida extraordinária.

7 - Ame quem você ama e fique com essa pessoa

Acho linda a construção do casal principal da série, entre as incertezas da adolescência e o poder de um sentimento verdadeiro, vemos um amor genuíno se desenvolver. Pessoas diferentes que se encaixam, se reconhecem e que dispensam qualquer outra possível relação que não seja a que eles realmente desejam.

Reprodução Quizur

Anne with an E me emocionou, me ensinou e me inspirou em cada episódio. É uma série leve, doce, daquelas que a gente guarda em um espaço  especial do coração, principalmente em tempos difíceis.

*dedico esse post ao meu grande amigo Ruan, que me ensina sobre sentimentos puros, sobre a leveza da vida, sobre acolhimento, profundidade e que me apresentou a essa série linda.

Beijos e até a próxima indicação!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários