Um papo sobre AUTOCONHECIMENTO - Autocuidado e autoestima feminina

julho 23, 2020

Autoconhecimento é um processo profundo que dura a vida toda

A consciência de quem eu sou começou a ganhar força depois que fiz 20 anos, há 5 anos atrás. Desde então, cada ano se torna um marco de desenvolvimento pessoal, de auto observação, de autoimagem e investigação.

Uma das grandes percepções que tive na minha jornada é a importância de estar atento. Eu sou curiosa pelo comportamento humano em geral, por isso, começo por mim mesma. Ações e reações, respostas às situações, desenvolvimento de relações, tudo isso quando é vivido e observado ao mesmo tempo, gera ganhos para nossa mente, pois vamos entendendo melhor sobre o ser humano que somos.

Às vezes pode até soar estranho, como se fôssemos indivíduos fora de nós mesmos. Mas não é assim exatamente. Ao decorrer de nossas vivências e experiências vamos nos moldando sem perceber, construindo quem somos. No momento que decidimos doar atenção a cada passo que damos, começamos a escolher melhor e controlar as emoções e decisões para uma vida mais leve.

Tudo isso que eu tô falando aqui vem de vivências muito próprias, de uma mistura de autocrítica e autocuidado. Acredito sempre que é válido a busca por um profissional/terapeuta/psicólogo para ajudar a trilhar esse processo longo, árduo e gostoso que é o autoconhecimento.


O processo não é simples, nem fácil. Constatar os próprios defeitos e as falhas por vezes pode ser angustiante. Mas o exercício de melhorar o que pode ser melhorado e aceitar o que não pode ser modificado, é libertador.

Posso dizer que minha autoestima é muito mais fortalecida hoje pelo fato de me conhecer cada vez melhor. Consigo entender meus limites, consigo superar barreiras mentais. Tudo isso com esforço diário, contínuo. 

Separei relatos de algumas amigas/conhecidas/seguidoras sobre como o autoconhecimento causa impacto na vida delas e deixo vocês com essa poderosa reflexão.

"Nunca achei que fosse capaz de fazer certas coisas. De pensar certas coisas. Depois que comecei a me entender, vivo melhor, com mais liberdade e me aceito do jeito que sou." - L.C

"O processo de autoconhecimento pra mim é quando você começa a entender e respeitar seus momentos, seus dias improdutivos, inativos e ansiosos. E saber que tá tudo bem e faz parte. Quando você começa a entender seus gatilhos e consegue analisar as situações antes de reagir a elas." - J.F

"Olhar para dentro. Entender meus pontos fortes e minhas vulnerabilidades me leva cada vez mais longe. Me sinto mais forte para encarar qualquer desafio ou qualquer dia que não signifique nada." - R.A


E você, como anda o seu processo de autoconhecimento?

Um beijo reflexivo e até a próxima!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários