TikTok - Febre, tendência ou relevância?

fevereiro 20, 2022

Vídeo. Formato de mídia que atesta o agora e o depois. Atemporal. Comunica. Aproxima. Confere valor. 

TikTok, aplicativo chinês criado em 2016 com o simples e único objetivo de compartilhar vídeos curtos entre usuários.

O mundo das mídias sociais está em constante mudança, adaptação e renovação. Assim como nossa sociedade, construída e recalculada com o aval das gerações. Já o mundo real, o velho mundo, o mundo que dita tendências, se viu renovar de repente e sair do eixo Europa-Estados Unidos para a China, potência pitoresca que trouxe o TIKTOK, plataforma que consegue ser mais viral do que o próprio conteúdo inserido nela.

Como especialista em mídias sociais e como profissional da comunicação, tenho o dever de estudar o que é novo e trazer para debate. Como criadora de conteúdo digital e usuária, O TikTok não se insere no meu gosto pessoal. Ainda. Mas vamos aos fatos, até que ponto essa plataforma é relevante?

O TikTok é a plataforma do momento. Confesso que pensei ser passageira, mas a verdade é que veio para ficar. É uma febre entre a geração Z, é uma tendência para quem vive de internet e é relevante como cultura digital e, principalmente, para alguns nichos específicos.



Uma rede social para se manter relevante no mercado, precisa se reinventar. Esse é o caso do Instagram, mídia social democrática, ampla e popular entre a maior parte dos usuários da internet, que está no ar há mais de uma década e passou por várias adaptações (stories, anúncios, formatos, etc) durante os anos e vai precisar passar sempre, para se manter relevante.

O TikTok é mais recente, já mostrou a que veio, mas é limitado em termos de formato (é só para vídeos!) e ainda não precisou passar pelas adaptações vividas pelo Instagram. Contudo, a ascensão do TikTok ADs (plataforma para anúncios em formato de vídeo) e os diferenciais da plataforma como o humor, o guia de bem-estar e saúde mental para adolescentes e as hashtags como norte para engajamento [em vez da cronologia, como acontece no Instagram] - no TikTok, materiais de anos atrás podem viralizar hoje, e isso traz muito valor ao conteúdo!) fortalecem a aposta de que o TikTok se consolide cada vez mais no mercado.

Por outro lado, como existe limitação em termos de formato, é uma rede que pode ser uma escolha estratégica para criar ou anunciar, mas não A escolha principal. Assim como o blog que vocês estão lendo nesse exato momento, que é utilizado estrategicamente, mas quando falamos de versatilidade e constância/periodicidade, a rede de Zuckerberg ainda ganha.

Entrar ou não entrar no TikTok? Eis a questão. Eu defendo a ideia de acompanhar, entender, mas não se jogar sem estratégia, a não ser que haja identificação imediata com a plataforma. Eu ainda não cheguei lá (confesso que estou em paz com isso) e não indico produção de conteúdo assídua para meus clientes, talvez, quem sabe, uma ação específica em um momento pré-definido. Pelo menos por enquanto, afinal, nada é definitivo nas redes sociais e tudo muda com uma velocidade impressionante, como uma febre.

@alissamagalhaes

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