Afinal, pra que serve blog hoje em dia? - Especial Modalissa 7 anos

janeiro 16, 2023

 7 anos. Esse é o marco deste blog que você está lendo agora. Em janeiro de 2016 iniciei o MODALISSA como uma espécie de diário pessoal com a minha rotina, contava o dia a dia e compartilhava dicas de moda, beleza, looks do dia,viagens e estilo de vida, sempre alinhado à minha comunicação do Instagram.

Eu não sou nova nesse mundo. Meu primeiro blog é datado de 2007, no auge dos meus 12 anos. E o nicho quase sempre foi o mesmo. Compartilhava mundo da moda e mundo da escrita, escrever sempre foi minha ação preferida. E sempre foi a razão de me fazer continuar por aqui.

Entre altos, baixos e principalmente - mudanças - a blogosfera (aqui denuncio minha idade, né? kkkk) passou por várias transformações conforme o tempo foi passando, principalmente depois da chegada das outras mídias sociais. O blog que antes servia como um diário, hoje é a principal ferramenta para um criador produzir conteúdo de valor para a sua audiência. Mas, o que é isso? 

Conteúdo de valor nada mais é do que acrescentar e aprofundar um tema de forma gratuita para o público. Ou seja, você não fica restrito àqueles poucos minutos que o Instagram e TikTok te permitem engajar. Aqui no blog, o público é outro.


Eu acompanhei essas transformações e entendi o poder da ferramenta. Enquanto muitos de nós, criadores de conteúdo da época que a internet era mato, desistiram dos blogs e migraram direto apenas para Instagram e Youtube, eu preferi continuar, por identificação e também por estratégia.

Percebi que não precisava vir aqui toda semana para cumprir tabela, mas já tinha construído um público leal e uma boa posição no Google, então resolvi que só voltaria aqui com conteúdo de valor. Uma resenha bem feita de algum produto, um planejamento de inspirações de vários looks, um guia completo de viagens que fiz, um artigo com um tema cativante sobre conteúdo digital, etc. Ou seja, sempre dentro do meu nicho, mas com mais o que dizer, mesmo que por menos vezes ao ano.

O resultado disso é que meu número de visitas é o mesmo (e por vezes maior) do que era há 3, 4, 5 anos atrás, pois transformei meu blog em um grande portfólio. Então não foram os blogs que perderam a relevância, é necessário apenas que saibamos que cada plataforma opera e funciona de formas diferentes. Vai ter gente que prefere consumir conteúdos mais instantâneos, e sempre vai ter o público que prefere se aprofundar um pouco mais. E por isso seguimos aqui.

Você é empresa? Tem cliente que é empresa? O blog é uma excelente ferramenta para trazer o que não dá para trazer no audiovisual. Uma entrevista, um artigo, uma informação com detalhes. O caminho é cheio de possibilidades, a chave é usar a criatividade.

Minha vontade é vir fazer o post de 10 anos do blog com a mesma empolgação que fiz os dos últimos 7 anos. Afinal, não podemos deixar pra trás o que nos move.

Obrigada a você que segue acompanhando e por você que chegou faz pouco tempo. Vida longa ao meu (ao nosso) MODALISSA!

Beijos e até mais com + conteúdo de valor.

👄 @alissamagalhaes

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários