Liderar pessoas - uma dor e uma delícia

maio 09, 2023

 Há cerca de 1 ano atrás, fui agraciada com uma promoção na empresa em que trabalho: virei coordenadora. Que beleza, pensei. Para alguém que sempre gostou de liderar pessoas, de ensinar e aprender, esse cargo era a posição dos sonhos para uma jovem profissional de 26 anos, à época.

Fiquei super entusiasmada e peguei o desafio pra mim. Minha própria líder que é a diretora e dona da empresa já é uma escola por si só, então, resolvi pegar meu tempo de experiência e de aprendizados na empresa, minha aptidão natural e identificação com o cargo e também toda a minha - até então - inexperiência, para seguir em frente.

O início foi mais difícil, primeiro porque tive que entender a empresa de forma mais macro, mais ampla, entender como funciona de fato. Virei parte essencial na engrenagem que é uma agência e me vi em muitas situações de ter que decidir, o que pra mim sempre foi prazeroso. A ideia que eu sempre tive de controle e organização caiu um pouco por terra, já que ser uma figura de liderança para pessoas é delicado e também é uma grande responsabilidade.


Fazendo um paralelo em como comecei lá em abril de 2022 e como estou agora, um ano depois em maio de 2023, aprendi coisas fundamentais sobre relacionamento, gestão de pessoas, funcionamento de uma empresa e carreira profissional. Vou listar abaixo em tópicos pra facilitar o entendimento de quem me lê.

- Delegar, confiar, nutrir.

Todo líder tem que saber delegar as tarefas, pois só assim os liderados se desenvolvem e a empresa consegue resultados provenientes de uma equipe alinhada. É necessário confiar também, para que o funcionário tenha autonomia suficiente e nutrir uma equipe é imprescindível para que o relacionamento seja fluido e saudável no dia a dia.

- Conhecer as pessoas - para motivar e cobrar melhor

Como você vai organizar sua própria equipe sem conhecer quem faz parte dela? Conhecer de forma profunda, as qualidades e pontos fortes e os pontos de melhoria, fraquezas de cada um. Assim, a motivação fica mais assertiva e a cobrança também.

- Humanizar o processo

Sem pessoas não há empresa ou organização. São as pessoas que constroem a empresa, por isso, o processo todo de trabalho deve ser humanizado. É importante saber o que cada membro da equipe passa, isso não significa saber a intimidade de ninguém, mas pontos e situações importantes da vida. O trabalho é parte forte da vida de uma pessoa e influencia e é influenciado diretamente pela vida pessoal. Então, humanize o relacionamento, o tratamento para com sua equipe e lembre que pessoas não são máquinas.

- Lidar com frustrações e conquistas, tudo ao mesmo tempo

Lidar com pessoas é frustrante e estimulante ao mesmo tempo e todo líder deve ter isso em mente. É estimulante a troca, ensinar e aprender, ver o crescimento, ver os resultados. Mas, é frustrante uma entrega mal feita, problemas com prazos, personalidades diferentes e dificuldades de entendimento. Por isso, a comunicação deve ser sempre muito clara, assim como as expectativas sob o liderado para que a cultura da empresa se fortaleça e a produtividade seja ideal.

Liderar é uma arte e ninguém nasce pronto. Tem que errar, acertar, praticar e estar sempre em movimento para ser uma referência e servir como suporte e apoio à sua equipe. Confesso que é um exercício que tenho amado fazer e que me desafia, me faz sentir cada vez trilhando um caminho mais satisfatório na minha carreira.

E você, já liderou? Tem vontade?

@alissamagalhaes

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