Entrevista para conseguir o visto americano: Dicas & Detalhes

agosto 07, 2016

A maioria de nós residentes deste mundo, que não somos estadunidenses, temos aquela vontade de conhecer as terras norte-americanas, o velho american-dream. Porém, ir para os Estados Unidos não é tão simples. Não é apenas aquela viagem internacional que você carrega seu passaporte e alguns dólares para serem gastos nos outlets da vida. Não!
Para entrar no solo de Obama, precisamos do famoso visto americano. É toda uma burocracia, dinheiro, tempo e tensão gastos nesse processo.

Passei por isso neste ano, como mencionei no post da viagem para Recife. Hoje vim esclarecer dúvidas sobre o processo da entrevista (a parte importante) que a pessoa que quer viajar pros Estados Unidos tem que passar. 


Antes, vou fazer um resumo do processo que vem antes da entrevista, ou seja, a parte que não tem muito erro. É um processo simples, apesar de ser enorme e muito chato.

1º - Você tem que preencher um formulário online chamado DS-160, que é o documento voltado para não-imigrantes (turismo e negócios). Esse formulário é enorme e muito chato! Além disso, é todo em inglês. Se você não domina o idioma, contrate alguém ou alguma empresa para fazer isso. Qualquer erro, faz você perder tudo.
2º - É preciso fazer o pagamento do visto que é US$ 160, o equivalente hoje a R$510 (Mesmo se seu visto for negado, esse valor é instransferível).
3º - Depois, você vai agendar dois dias para conseguir seu visto. No CASV, que é o Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto (para tirar a foto e coletar as digitais) e no Consulado Americano (Onde você realiza a entrevista e já sabe se seu visto foi aprovado ou não).  Você pode solicitar esse processo em quatro cidades brasileiras: Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
*Nunca esquecer de levar a Confirmação do DS-160 e do pagamento do visto, seu passaporte e sua identidade.

O dia do consulado é super importante. É o lugar que você sente ter o primeiro contato com os Estados Unidos de fato.

Consulado americano em Recife/ Foto: www.pernambuco.ig.com.br
O entrevistador fica atrás de uma janela de vidro, e você do outro lado. Ou seja, você ouve a entrevista dos outros e a sua é ouvida também. É preciso manter a calma e somente responder o que o entrevistador te perguntar. A entrevista geralmente é rápida e simples, e é importante levar documentos que comprovem que você tem a intenção de voltar para o Brasil (comprovantes de matrícula, impostos de renda, contra-cheque, extratos bancários, etc),para caso o entrevistador peça.

Minha entrevista foi bem rápida, durou 5 minutos e o entrevistador não pediu nenhum documento e aprovou meu visto. Mas é importante levar o máximo de documentos, para apoiar seu pedido. No dia da minha entrevista, várias pessoas tiveram o visto negado por falta de comprovações!
As perguntas comuns são: Qual o seu nome? Qual sua idade? O que você faz? Para onde você quer ir? Quanto tempo pretende ficar? Quem vai pagar sua viagem?

Se seu visto for aprovado, seu passaporte fica por lá e você recebe em 10 dias úteis no endereço de sua escolha, com seu visto impresso nele. Se for negado, eles te devolvem seu passaporte na mesma hora e você tem a chance de tentar de novo.

O segredo é estar preparado anteriormente, estar munido de documentos, e responder calmamente a todas as perguntas. Seguindo esse passos, não tem erro. A visita ao solo americano é certa!

Mais dúvidas? É só comentar aqui, ou mandar perguntas no meu instagram ou no snapchat: alissamagalhaes

Beijos americanos!




  • Share:

You Might Also Like

0 comentários