Graduação X Pós-Graduação: Entenda as diferenças

maio 23, 2019

Investir em si mesmo é, possivelmente, o melhor investimento que se pode fazer. Me formei jornalista em 2017, mas como boa acadêmica, não parei por aí. Busquei uma pós-graduação que me conectasse com a profissional que estou construindo em mim e a partir dessa decisão, muita coisa mudou.

Hoje vou contar pra vocês não só as diferenças, mas também as percepções que eu tive (e ainda estou tendo) sobre a pós-graduação, em comparativo com a graduação!


É importante frisar que, obviamente, graduação e pós-graduação são duas vertentes diferentes. Na graduação você se forma (bacharel ou afins) e na pós você se especializa dentro de um segmento da sua área de formação/atuação.

Minhas percepções e algumas diferenças:

GRADUAÇÃO:

- Entrei na faculdade com 18 anos, saí com 22. Ainda um pouco imatura, acostumada com os moldes do colégio, sem tantas responsabilidades.
- A graduação é mais pesada, são todos os dias da semana, 4 anos, muitas matérias, muito conteúdo. Sabendo aproveitar tudo isso, você sai de lá formado e não apenas informado.
- É a época dos primeiros estágios, primeiro contato com o mundo adulto e real, tudo muito novo, muitos aprendizados que muitas vezes a gente nem tem consciência que tá vivendo.
- É a prioridade naquele momento, é o que vai te impulsionar a trilhar seu caminho profissional. É só o começo.

PÓS-GRADUAÇÃO:

- Entrei em junho de 2018, tinha 22 anos, estava nas vésperas de completar 23. Já tinha mais experiências na minha área, muita vontade de crescer, mais segura, com mais foco e dando mais valor ao aprendizado. 
- A duração de cada curso pode variar de 1 até 2 anos. O meu é de 18 meses com uma margem de erro. Devo me formar no primeiro semestre de 2020.
- Você tem contato com muitas pessoas diferentes (assim como na graduação), mas é diferente. As pessoas estão ali de fato porque querem investir no conhecimento, melhorar seu posicionamento no mercado de trabalho, explorar a área, expandir o currículo, fazer contatos. O objetivo da pós é exatamente criar um diferencial na vida do profissional.
- Sendo especialista, você já pode até ser professor de matérias determinadas na sua área em uma faculdade. Essa parte também me atraiu bastante! Amo a possibilidade de dividir conhecimento com outras pessoas.
- Todo dia de aula você sai com aquele gostinho bom de "estou dominando um assunto que poucos dominam". Ao mesmo tempo que é um ambiente mais sério, é mais leve, pois você está ali por uma  escolha muito bem pensada, mais madura.
- As salas são mais vazias, os professores são mais ágeis, você consegue ampliar seu aproveitamento.

Basicamente, a pós-graduação tem sido uma grande satisfação pra mim. Não só porque me tornarei especialista em mídias sociais, mas porque me sinto inundada de conhecimento, trago pra mim a troca com os colegas e professores que são de diversas áreas (tem jornalista, publicitário, designer, RP), e porque me sinto, a cada dia, uma profissional mais preparada para enfrentar o mercado que tem evoluído e já não é mais o mesmo.

Independente da sua área, escolha uma pós que você se identifique, que se ajuste ao que você deseja aprender e trabalhar, estude a grade curricular, pesquise sobre os professores e se jogue! É renovador e inspirador. 
Que venham o mestrado e o doutorado!

Beijos!

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Me sinto tão motivada a investir em uma pós! Termino a faculdade no segundo semestre de 2020 e já tenho em mente trilhões de cursos que pretendo fazer, dentre eles, o que mais me motiva hoje é o de Marketing e Branding ♡

    ResponderExcluir