Minimalismo na moda: estilo de vida, tendências e desglobalização

junho 09, 2020

m i n i m a l i s m o  é um conceito que eu interpreto como estilo de vida, como um movimento que sugere ideias de arte, de cultura, de política.

A moda minimalista é pautada na falta de excessos, na valorização do "menos é mais", na qualidade e na sofisticação.

Um armário minimalista é composto de peças atemporais, versáteis e duráveis. Cores neutras como branco, preto, cinza, azul escuro, verde escuro e estampas como poá, florais e listras fazem parte do estilo minimalista.

Ser minimalista significa investir em menos produtos (por vezes mais caros, mas de melhor qualidade), se afastar das tendências de moda rápida e apostar no propósito na hora de se vestir.

foto: tudo com moda

Quem pratica o minimalismo na moda deve utilizar a criatividade no momento de montar composições. Por isso a versatilidade de um guarda-roupa minimalista é necessária, uma única peça deve pelo menos agregar três possibilidades de combinações.

Por outro lado, exercer o minimalismo não está somente dentro de conceitos de vestuário. No minimalismo você pratica o consumo de forma consciente e inteligente.

O mundo passa por uma transição nesse período de pandemia, transformações serão percebidas, principalmente em relação ao comportamento do consumidor. Na moda, nota-se a necessidade de abandonar tendências de consumo em massa e modismos, por isso o varejo de moda já começou a se remoldar frente à nova realidade.

foto: marie claire/globo

Como falado lá em cima, estilo de vida e propósito na hora de mostrar a própria identidade à sociedade agora são práticas essenciais e pertinentes.

Deve existir significado por trás de uma escolha de consumo. Conceitos de slow beauty (consumir produtos de beleza mais naturais, sem tantos conservantes químicos) e slow fashion (fabricação de produtos de moda de forma lenta, valorizando o meio ambiente e as pessoas) estão cada vez mais difundidos, com o objetivo de provocar clareza na decisão de quem consome moda e beleza de forma mais atenta.

A desglobalização na moda está em voga, ou seja, é preciso valorizar mais a economia local, a moda nacional. Não faz mais sentido buscar muito longe, pagar por marcas e grifes, enquanto há produtos e serviços de moda e beleza que agregam qualidade e preço justo mais perto.

Percebe como o minimalismo é potente? As mudanças e os novos conceitos estão todos interligados.
E você, já está pronto pra ser minimalista? Vale a reflexão.


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários