Vida durante a pandemia: Como organizar a rotina?

junho 17, 2020

Fomos todos afetados pela pandemia de alguma forma. Podemos dizer que estamos na mesma tempestade, mas em barcos diferentes.

Analisando a minha realidade e observando meu próprio comportamento, já consigo ver algumas adaptações que fiz na minha rotina durante os últimos 3 meses.

O primeiro ponto que preciso deixar claro por aqui é a importância de respeitar o momento. Estamos ainda vivendo uma fase difícil, por isso é normal que tenhamos dias ruins, dias estranhos, dias sem motivação, dias que não queremos fazer nada. O essencial é se cuidar psicologicamente, fisicamente e mentalmente e viver cada dia como ele vem.


Separei algumas dicas de organização de rotina que estão funcionando pra mim:

01. Anotar tudo o que preciso fazer

Ter um checklist me ajuda bastante na minha organização. Anoto todos os meus afazeres no planner, diariamente ou semanalmente, e vou dando ✔ no que vou cumprindo. 
Obviamente existem vários dias em branco, o que é totalmente justificável pelo período que vivemos.

02. Conciliar atividades

Eu comecei essa pandemia trabalhando, depois passei pro homeoffice, depois parei. Fiquei um bom tempo só escrevendo, finalizando a especialização, vendo filmes e séries, concentrada no meu novo relacionamento e na minha dinâmica familiar. E aí veio um novo trabalho, mais um homeoffice e todas as demandas pessoais que perduram.

Tudo isso deve ser bem organizado para que não haja falha no processo e no bem estar, né? Eu sempre otimizo tempo pra tudo, não trabalho fins de semana ou em horários muito loucos, busco equilibrar lazer e obrigações pra nada ficar de lado e ajudar a manter minha própria satisfação em evidência.

03. Não ser duro consigo mesmo

Uma coisa que também tem me ajudado a enfrentar esse período com mais serenidade é estar atenta. Observo muito, percebo como tenho mudado e amadurecido, como meus sentimentos (bons e ruins) me guiam para o meu crescimento. Começo a conviver melhor com minhas atitudes, comecei a me preservar mais e investir no que acredito que seja positivo pra mim, em todos os campos da vida. O autoconhecimento e estar com a saúde mental em dia ajuda a gente a ser mais organizado, porque o dia a dia fica mais leve.

Um exemplo: Se pra você é positivo dar um tempo de tudo, ficar mais tranquilo, sem maiores preocupações, faça isso. Se pra você é interessante se desafiar, estudar mais, trabalhar, focar em sonhos e desejos, vai fundo. O importante é utilizar esse tempo com sabedoria, sendo leal a si mesmo.



Tudo vai passar e vamos seguir com os ensinamentos desse período desafiador.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários