Lavagem do Bonfim: arte, fé, fitas e paz

janeiro 13, 2016

Salvador é rica. Às vezes a gente não dá o devido valor ao nosso lugar de origem, mas com tanta história e beleza fica difícil ser indiferente. Com o tempo, amadureci ideias e percebi a grandiosidade do que me cercava.
Sempre fiz turismo aqui na cidade com minha família e é uma prática que eu adoro e recomendo a todo mundo. Valorize a sua cidade, explore, conheça. Pelo menos tente conhecer o que soe interessante pra você, pode ser impressionante positivamente, você pode se orgulhar por fazer parte daquilo!

Nunca fui religiosa. Acredito em uma força maior, mas nunca tive uma religião definida.
Salvador é plural no quesito religião e temos aqui 365 Igrejas Católicas (uma para cada dia do ano!). 
A Igreja do Senhor do Bonfim talvez seja a mais conhecida de todas, tem uma energia ímpar e as conhecidas fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim enfeitando os muros que lhe cercam.

Salvador também é a cidade da festa, da esperança, dos fiéis; Então toda segunda quinta-feira de janeiro, após o Dia de Reis, é celebrada a Lavagem do Bonfim que é uma procissão enorme, com todas as pessoas vestidas de branco saindo da Igreja da Conceição da Praia até o Bonfim (haja pé e fé né?).
É um festejo super tradicional que é iniciado pelas baianas que despejam suas águas de cheiro na Igreja e nos Fiéis simbolizando fé, paz, e esperança. Lindo demais!

Igreja do Bonfim
Só para vocês terem a noção da dimensão da Lavagem, todo ano em média 800 mil pessoas acompanham o cortejo. Você pode não ser religioso, mas há de convir que o mundo seria muito melhor se todas as pessoas saíssem em prol da esperança, da paz, da fé e do perdão como acontece nesse festejo. Não existe coisa mais bonita. Ser grato pelo o que é, pelo o que conseguiu e pelo o que tem por meio da fé, da grandiosidade de uma força! 

Todo ano a Lavagem tem um tema, e a de 2016 que acontece amanhã (14/01) às 8h chama seus fiéis pela seguinte mensagem: "Celebrando o Ano do Santo da Misericórdia, subiremos a Colina Sagrada para encontrar Jesus, o Senhor do Bonfim, Rosto Misericordioso do Pai". A novidade esse ano é que os fiéis vão poder passar pela "Porta da Misericórdia", na Basílica Santuário Senhor do Bonfim, que está lá para auxiliar no perdão dos "pecados". Eu entrei na Porta da Misericórdia hoje e foi uma sensação certamente única!

Agora vamos falar da Igreja em si, de sua beleza "externa", "física". Não há como negar que a Arte Sacra é a mais detalhista das artes, é fina, traz história pelo olhar, traz cores que te levam para séculos passados. Eu amo, me inspiro sempre que entro em Igrejas simplesmente porque amo respirar história. A Igreja do Bonfim é linda dentro, qualquer pessoa (obviamente) pode entrar, fazer suas preces ou apenas se deliciar com tamanha beleza:

É linda e super bem iluminada! Nem precisei usar flash na câmera

Senhor do Bonfim à direita
Amo os tetos das Igrejas!

Lustre Baccarat
Senhor do Bonfim!
E as fitinhas do Senhor do Bonfim? Elas são mundialmente conhecidas e são a cara de Salvador, não só nessa época como no resto do ano todo! Reza a tradição que é só fazer seus pedidos e amarrar nos pulsos e para seu pedido se concretizar deve-se deixar a fita amarrada até ela se deteriorar sozinha. Crendices à parte, aqui vai uma curiosidade: As fitas têm a medida do comprimento do braço direito da imagem do Senhor do Bonfim. Pitoresco, né? Lindo com certeza!

Sem filtro e sem efeitos. A foto fala por sí só!
Óculos Rayban/ Blusa Riachuelo/ Short Zara/Bolsa Leader/Rasteira Sonho dos Pés
Fotos inspiradoras né, gente? Peguei algumas informações sobre funcionamento, missas, orações e doações para Igreja do Bonfim. À quem possa interessar, aqui vai:



Então é isso, pessoal! Agora vocês já sabem um pouco mais (quem não sabia) sobre a Lavagem do Bonfim. Eu aprendi muito fazendo essa pesquisa e esse post pra vocês. É sempre bom se inspirar, renovar as energias, conhecer mais da sua cidade natal e valorizar as coisas que realmente importam.
Se você quer falar comigo, entrar em contato para sugestões de pauta ou tirar dúvidas é só escrever pra mim no alissa.magalhaes@gmail.com.
Que 2016 comece cheio de fé e esperança pra mim e pra vocês!

Até a próxima!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários