Verão em Baixio - #AlissaViaja

dezembro 22, 2016

Viajar está entre os maiores prazeres da minha vida. Longe, perto, não importa! A verdade é que ficar um tempo fora da rotina renova a alma e faz crescer.
O #ModalissaViaja deste mês foi em homenagem ao início do verão. Fui conhecer Baixio que fica aqui na Bahia e, como de costume, vim contar tudinho pra vocês!


O povoado da Praia de Baixio faz parte do município de Esplanada e fica localizado a 126km de Salvador no Km121 da Linha Verde, mais ou menos 2 horas de carro.

Vou começar pela hospedagem! Ficamos na Pousada Espaço Litoral, que é uma gracinha. Super colorida e aconchegante (com wifi!)! A diária para o casal (viajei com meu namorado) foi 100 reais. 
O chalé é composto de uma cama de casal, um beliche, banheiro, frigobar, televisão, ar condicionado e ventilador, além de uma varanda fofa do lado de fora!

A diária já inclui o café da manhã e eles servem opções deliciosas de almoço e pizza no jantar. Só fizemos refeições por lá e valeu bastante a pena! Deem uma olhadinha no nosso chalé!


Agora vamos para nosso programa do primeiro dia por lá. Baixio é conhecida por sua beleza litorânea natural e suas lagoas. Fomos conhecer a Lagoa Azul que é um paraíso na terra. Para entrar, é cobrada uma taxa de 25 reais por pessoa e pra chegar na lagoa é necessário andar em uma trilha de 1,7km.


A trilha é praticamente toda desse jeito na foto acima. Muita natureza, silêncio, areia e algumas áreas com sombra das árvores, outras com muito sol. Não esqueça o protetor solar! É mais ou menos 30 minutos de caminhada.


O cansaço da trilha curta é substituído por uma paz inigualável quando se chega na Lagoa! Água parada e esverdeada (não é mais azul, mas continua linda!), é uma delicia, super convidativa! 


Recomendo levar sombreiro e comidas e bebidas, pois lá não vende nada. Só tem gente da administração da propriedade privada e dois salva-vidas.
Por ser uma área de preservação ambiental, a entrada só é permitida das 9h às 14h. E dias de terça-feira a Lagoa não "abre" devido manutenções. Também só são permitidas 30 pessoas por dia por lá, nós tivemos sorte porque não tinha ninguém no dia que fomos, mas em outras épocas com festas ou feriados fica cheio!

 
Existem outras lagoas em Baixio como a Lagoa Verde e a Lagoa da Panela, mas não fomos porque além de serem distantes e com trilhas de 10 km, a entrada de cada uma delas era em média 100 reais. Fica pra próxima! 


Logo acima da Lagoa Azul tem uma duna, que subindo, dá pra ver a lagoa inteira de um lado e o mar do outro. É um espetáculo da natureza!

Lindo!
O que eu achei muito legal é que Baixio realmente é um lugar que você respira meio ambiente. É incrível o respeito pela natureza por lá.

 
Mais tarde no mesmo dia, fomos na praia que é mar aberto, então não é bom arriscar ir para o fundo. É um ambiente bem rústico e natural, além de também ser uma área com ovos de tartaruga marinha, achei maravilhoso!



No segundo dia, andamos mais um pouco (é um lugar de trilhas mesmo!) pela praia e chegamos no encontro do mar com uma lagoa. Foi o ponto alto da viagem em termos de paz. Ouvia canto de pássaros, tranquilidade. Relaxante demais!


Nesse lugar tinha uma piscininha bem calma que dava pra ficar horas dentro. Uma delícia!


Me senti renovada! 


No último dia deu pra dar uma passadinha em outra área da praia que não tínhamos ido ainda. Fica bem pertinho!


Vamos para as constatações de Baixio:
- É um paraíso! Se você precisa relaxar e ficar distante de barulhos e cidade grande, é perfeito!
- Em 2 dias dá pra conhecer praticamente tudo e relaxar bastante.
- A cidade em si é bem rústica e simples. Eles começaram a crescer e ganhar movimento há pouco tempo, então obras de infra-estrutura começaram a ser feitas recentemente.
- A única operadora que funciona é a Vivo. Você só fica comunicável mesmo pelo wifi da pousada em que se hospedar.
- Nos 2 dias que fiquei lá gastei em média R$200, entre hospedagem e alimentação.
- Valeu super a pena! Me desliguei do mundo e experimentei uma paz que estava precisando!

E aí, curtiram?
Se tiverem mais alguma dúvida, é só perguntar!
Espero vocês lá no meu instagram 


Beijos viajantes!
 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários