10 dicas para quem quer criar um Blog

setembro 18, 2018

Meu primeiro blog nascia quando eu tinha 12 anos. Desde então, tenho tido várias experiências até que construí o Modalissa há quase 3 anos.

Muitas leitoras me perguntam como foi criar o blog, o processo, as ideias... então resolvi listar 10 dicas para quem quer começar  a trilhar esse caminho maravilhoso que é o da exposição das ideias e pensamentos por meio das palavras, imagens e vídeos!



1º - Decida o tema/nicho para seu blog

Quer fazer um blog? Ótimo! O primeiro passo é entender seu próprio gosto para iniciar o processo, mesmo que mude com o tempo. É importante ter um assunto principal para conferir identidade ao seu blog! Pode ser moda, beleza, geek, viagens, variedades (como o meu que abrange vários tópicos com equidade), receitas, textos, etc.

2º - Escolha uma plataforma

Existem ótimas plataformas de blog gratuitas. Bons exemplos: Wix, Wordpress e Blogger como o meu. Com muita pesquisa, você deixa do seu jeitinho e troca o layout amador por uma pegada mais profissional. Tem que pesquisar e se dedicar bastante para deixar tudo a sua cara!

3º - Registre!

Falando de amadorismo, que tal colocar um domínio? Seu blog pode ter um .com ou .com.br, é só procurar um bom site. Eu indico o www.registro.br  gosto muito e só gasto em média R$40 por ano.

4º - Produza conteúdo de qualidade

É aí que entra o seu diferencial. Seu conteúdo é tudo! Internet hoje em dia é terra de ninguém e de todo mundo, com tanta informação, buscar fazer algo bom e bem construído pode te levar além! Ter uma periodicidade nas publicações também é muito importante, pois é como você conquista e mantém um público.

5º - Invista em redes sociais

Instagram pra mim é a melhor pedida. Use e abuse do feed, dos stories, das interações, conheça sua audiência! O Facebook também é ótimo para divulgar os posts. Além de muitas outras mídias sociais como Pinterest, Twitter, Youtube, Tumblr e por aí vai...

6º - Estude!

Sendo trabalho ou hobby, é importante enxergar o blog como algo valioso. Procure pesquisar bastante antes de escrever e sempre estar por dentro do mundo que você gosta, essas práticas ajudam na produção do seu conteúdo, que deve ter uma marca, mas sempre se reinventar para não cansar o público.

7º - Inspire-se, mas seja original!

É muito importante, principalmente no início, se inspirar em trabalhos de outras pessoas para se motivar a criar algo seu, mas seja original e mantenha sua personalidade em cada letrinha que postar! Importante também revisar o texto, pra nada ir ao ar errado, a jornalista alerta!

8º - Seja acessível

Interaja com seu público! Pergunte, responda comentários, ouça sugestões. Esteja aberta, pois tudo na vida te faz crescer e evoluir!

9º - Procure parceiros

Existem várias formas de ter parceiros no seu blog. Você pode atrair vários com um bom trabalho, atualizações, posts interessantes, boas fotos e também pode ir atrás de marcas/lojas/empresas que se identifica e fazer propostas! Lembre que essa fase demora um pouco de acontecer, e geralmente começa por baixo, mas com a qualidade do seu trabalho aumentando, as oportunidades aumentam junto!

10º - Divulgue seu blog!

Grupo de família, redes sociais, boca a boca, vale tudo! Mostre que está ativa, trabalhe duro e colha os frutos!


Quer uma dica específica? Escreva um comentário ou fala comigo no Direct do meu Instagram!
@alissamagalhaes

Beijos e até a próxima!

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários